quinta-feira, 18 de maio de 2017

Cinco livros para quem curte Mitologia Nórdica


Ragnarök: o crepúsculo dos deuses, de Mirella Faur

Nesta obra, Mirella Faur, fala sobre a origem do Thor das HQs e do cinema. O leitor será apresentado ao apocalipse Nórdico e suas influências na saga "O Senhor dos Anéis"; as conexões entre mitologia grega, nórdica e o seu contexto sagrado, no Asatrú e no Odinismo. Desvende os segredos dos deuses!

Descrição: Thor, Odin, Loki, Frigga, Freya, As Valquírias, Midgard, Valhalla, Asgard, Gigantes, Anões, O Anel do Poder... Talvez você conheça muitos desses nomes, mas para a maioria das pessoas a mitologia dos povos germânicos parece ainda um tanto obscura. Neste livro, com um estilo claro e fluente, Mirella Faur, autora do best-seller e obra de referência Mistérios Nórdicos, nos traz o conhecimento de várias eras sobre uma cultura e mitologia muito comentadas, mas pouco conhecidas. Ela dá ao leitor respostas sobre a verdadeira história de THOR por trás dos quadrinhos e do filme da Marvel Comics; explica o significado de muitos dos mitos encontrados em games, como Ragnarök, e animes, como Os Cavaleiros do Zodíaco. Além disso, o leitor, seja ele iniciante ou apreciador do tema, descobrirá o significado do Apocalipse Nórdico, conhecerá as influências literárias de J.R.R. Tolkien, o criador da saga O Senhor dos Anéis, os mitos que deram origem à Tetralogia do Anel, ou O Anel dos Nibelungos, a mais famosa ópera de Richard Wagner; as ligações entre a mitologia grega e a nórdica e o renascimento da mitologia nórdica em seu contexto sagrado, nas religiões Asatrú e Odinismo. Ragnarök – O Crepúsculo dos Deuses incita o leitor a retirar as brumas dos tempos ancestrais e penetrar os mistérios de ASGARD, para desvelar os segredos dos deuses.


Os filhos de Odin: A história de Thor, Loki e dos deuses da mitologia nórdica, de Padraic Colum

Antes do começo do tempo, as divindades viviam em Asgard, que quer dizer "Local dos Deuses". Uma época em que seres mitológicos usavam poderes para definir o futuro da humanidade. Entre a saga de Odin em busca da sabedoria para salvar o mundo, as aventuras de Thor e o martelo Mjölnir e as armações de Loki, o autor conta os mitos nórdicos revelando uma era em que poderes incríveis governavam o universo. Em "Os filhos de Odin", descubra a origem das histórias de Odin, Thor e Loki, onde Asgard foi construída e o que estava escondido durante o Ragnarök, o Crepúsculo dos Deuses.

Descrição: Antes de o tempo como nós o conhecemos começar, deuses e deusas viveram na cidade de Asgard, que significa Local dos Deuses. Uma era de mágica, quando seres míticos podiam usar seus poderes e definir os caminhos do futuro, e proteger o mundo.

Entre as cruzadas de Odin para encontrar a sabedoria necessária para salvar o mundo, os feitos incríveis de Thor e seu martelo e as travessuras de Loki, o agente do bem e do mal, Padraic Colum reconta as sagas nórdicas revelando o tempo em que a magia, os poderes e as maravilhas fantásticas corriam pelo universo.

Em Os filhos de Odin, descubra a origem das histórias de Odin, Thor e Loki, onde Asgard foi construída e o que estava escondido durante o Ragnarök, o Crepúsculo dos Deuses. As histórias que encantam a todos nós nos cinemas possuem um enredo ainda mais fascinante do que você imagina!


Deuses e mitos do norte da Europa, de H. R. Ellis Davidson

Descrição: Por perceber que, por vários séculos, as mitologias - anglo-saxônica e viking acabaram sendo negligenciadas nas escolas e esquecidas pelos autores e estudiosos, a escritora e pesquisadora Hilda R. Ellis Davidson, acadêmica especialista no assunto, resolveu reunir os dados de sua pesquisa em um livro - ´Deuses e Mitos do Norte da Europa´. Nesta obra são apresentados os mais importantes deuses da guerra, da fertilidade, do céu, do mar e da morte, além de trazer uma discussão sobre as mais intrigantes figuras da mitologia escandinava, como Heimdall, Odin e Loki


Deuses, monstros, heróis: ensaios de mitologia e religião viking, de Johnni Langer

Um conjunto de ensaios sobre a mitologia do norte europeu, publicados entre 2000 e 2005. Além de sete estudos, a obra apresenta dois anexos e treze resenhas de literatura especializada.

Descrição: O que sabemos sobre os povos vikings? Quais as motivações do sucesso de seus deuses e de sua mitologia no mundo contemporâneo? Por que sentimos tanto fascínio pelos mitos medievais? A partir de estudos sobre fontes primárias da Escandinávia, bem como das reinterpretações sobre os mitos e a cultura dos vikings pelo imaginário contemporâneo, o livro de Johnni Langer tenta daar algumas respostas. Ao mesmo tempo em que enfatiza uma perspectiva metodológica advinda da história cultural, o autor descortina uma profunda relação entre mito e sociedade, assim como a necessidade do homem moderno de criar fantasias e estereótipos sobre os povos do passado. "Deuses, montros, heróis: ensaios de mitologia e religião viking" revela-se, dessa maneira, uma obra preocupada não somente em restituir os valores originais do mito para a cultura dos nórdicos, mas também em entender suas permanências no tempo presente.

Saga dos Volsungos, de autor anônimo

Este livro anônimo, escrito durante século XIII na Islândia, reconta a lenda do épico medieval ‘Canção dos Nibelungos’. As realizações e os infortúnios do lendário rei Volsung, bisneto de Odin e do heróico Sigurd, que destroi o dragão Fafnir e se apaixona por Brynhild, amada do rei Gunnar. Traduzido do islandês antigo, este clássico inspirou Walter Scott, Stevenson, William Morris, Wagner, J.R.R Tolkien e Jorge Luis Borges, que publicou estudos críticos sobre o tema.

Descrição: Expoente das sagas míticas islandesas, esta obra anônima foi redigida na Islândia do século XIII, mas advém de narrativas muito mais antigas. Narra os feitos e os padecimentos dos heróis da linhagem real dos Volsungos, principalmente a vida do herói Sigurd, que mata o dragão Fafnir e se envolve num trágico triângulo amoroso com a valquíria Brynhild e o rei Gunnar. 

A história apresenta, em linhas gerais, a mesma lenda que se encontra no épico alemão medieval Canção dos Nibelungos. A Saga dos Volsungos serviu de base para o compositor Richard Wagner criar seu ciclo de óperas em torno do Anel dos Nibelungos. A famosa criação literária de J.R.R. Tolkien também foi fortemente inspirada por esta saga e por outras obras da literatura islandesa medieval.

Fontes:
Blog Estante Virtual
Livraria Cultura
Livraria Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário