quinta-feira, 23 de março de 2017

A Raça dos Hobbits (Halflings)


"Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo, tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto".

Os Halflings são criaturas de baixo porte e em geral menores que os anões, chegam a medir em torno de 90 centímetros de altura, raramente ultrapassando tal medida. Extremamente alegres e companheiros, aversos a grandes aventuras e possuidores de uma sorte incomensurável, o que os levam ao êxito em tarefas, geralmente, impossíveis. Contemplam a vida com bom humor e organizando grandes festas. Não são adeptos a qualquer tipo de calçado e possuem pés peludos e de tamanho exagerado em relação à sua estatura. Além disso, vale lembrar que possuem orelhas pequenas e pontiagudas, fora o grosso cabelo encaracolado e de cor castanha. Não têm barba e em geral são gorduchos, pelo menos na região do abdômen, além de gostarem de se vestirem com roupas de cores alegres e vívidas, tais como o verde e amarelo.

Estes humanoides também são conhecidos por Hobbits, denominação que foi utilizada por Tolkien em suas obras. Não são bons guerreiros e poucos têm aptidão e influência em questões políticas, entretanto são astutos e inteligentes. Também não possuem uma grande afinidade com magia. Ao contrario de muitas outras raças, preferem viver em paz e evitam ao máximo qualquer tipo de conflito ou confusão (com algumas raras exceções, é claro).


Naturalmente, os Halflings são seres furtivos e discretos, e tais habilidades conferem a eles uma ótima tendência a arte do furto ou do roubo. Entretanto, preferem trabalhar e não se relacionam bem com ladrões.

Vivem em sociedades localizadas em zonas rurais como vilas e condados. Se dão bem com os humanos e não se sentem ameaçados por eles (ao contrario dos anões que “sempre estão” sendo ameaçados). Muitos dessas criaturas vivem em cidades com humanos, enquanto outros participam de aventuras com os mesmos, porém não muitos. Rejeitam poucas raças e possuem pouco contato com elfos e anões. Geralmente, temem raças violentas como os orcs que possam matá-los ou transformá-los em escravos. Quando sofrem quedas e/ou ferimentos rapidamente se recuperam da dor e contusões, podendo em poucos minutos (ou até segundos) voltar a se mover.

Como foi dito, odeiam qualquer tipo de atividade ilegal, porém quando ameaçados ou excluídos por outras criaturas tornam-se trapaceiros habilidosos e sagazes; roubando e jogando sujo com as outras raças. Contudo, sua amizade pode ser leal e duradoura. São muito ligados às suas famílias e são poucos os que preferem a solidão.



Halflings são bons em muitas atividades que não levam em conta a violência, como bardos, pintores, cozinheiros e agricultores. Além do mais, não há raça mais talentosa em uma cozinha do que os Halflings. Outra característica interessante é a grande facilidade dos mesmos em se mover sem fazer barulho, até mesmo em florestas com uma rica serrapilheira (camada formada por folhas e galhos), seus pés são silenciosos e não produzem os clássicos estalos que qualquer outra criatura faria ao caminhar. O senso de orientação de um hobbit é tão aguçado quanto o de um pombo correio, especialmente quando estão em locais fechados e/ou apertados, como túneis e cavernas.

Enfim, os Halflings (ou Hobbits, para os adeptos de Tolkien) são criaturas dóceis e simpáticas, mas quando enfurecidos tornam-se tão traiçoeiros quanto um goblin, tendo como maior habilidade o arremesso de pedras com uma pontaria inquestionável.


Dica de Leitura:
Frodo Bolseiro

Quem são os anões?

Referências:
O Hobbit - J.R.R. Tolkien 
http://rpgpathfinderd20.livre-forum.com
http://artonrpg.weebly.com

2 comentários:

  1. Mano, sites como seu são o que fazem valer a pena pagar internet, serio mesmo continue com o excelente trabalho e muito obrigado por trazer informação e curiosidades aos fãs de fantasia em geral.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo! Este blog é um dos meus favoritos!

    ResponderExcluir