quarta-feira, 1 de abril de 2015

Cemitério medieval é descoberto sob Universidade de Cambridge


Foram divulgadas essa semana, as primeiras imagens de uma das maiores descobertas da arqueologia medieval britânica, mais de 400 esqueletos dispostos em um cemitério no subsolo de um dos prédios da universidade de Cambridge, o St John's College. O cemitério foi localizado entre 2010 e 2012, mas só agora foi divulgado ao público.

Os restos mortais encontrados datam do século 13 ao 15 e pertenceram a pacientes do hospital St John the Evangelist. Os corpos estavam enterrados diretamente no solo, isto é, sem caixões ou mesmo sem cobertura, além de dispostos em fileiras bem delineadas entre caminhos de cascalho, indicando que era um local destinado ao enterro de pessoas pobres.


Dentre os poucos objetos encontrados no local estava um crucifixo, alguns pertences pessoais e joias. Além dos objetos, a equipe de arqueólogos comandados por Craig Cessford, do departamento de arqueologia e antropologia da universidade, encontrou sementes de plantas com flores, o que indica que o cemitério se assemelhe aos atuais.


Inicialmente, acreditava-se que o cemitério estivesse ligada à Peste Negra, mas a equipe de Cessford não encontrou nenhum vestígio da doença quando os esqueletos foram analisados. Os restos mortais serão guardados pela Unidade de Arqueologia de Cambridge, para que outras pesquisas sejam feitas no futuro.



Fonte: www.bbc.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário