quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Os Leprechauns


Assim como milhares de criaturas mágicas, o Leprechaun é uma espécie de hominídeo fantástico de tamanho diminuto (entre 50 e 75 cm) que usa roupas verdes acompanhadas de um chapéu de três pontas, sapatos com fivelas e um barrete avermelhado, sem negligenciar o seu avental de couro usado durante o trabalho. Passa integralmente seu tempo consertando e/ou fabricando sapatos de criaturas mágicas como fadas e outros duendes. Geralmente, conserta exclusivamente o pé esquerdo dos calçados. Podem ser encontrados e reconhecidos pelo barulho das suas marteladas quando estão trabalhando nas florestas europeias, em meio às folhas de labaça ou arbustos. Dizem que essa atual visão dos Leprechauns surgiu no século XIV a partir de uma espécie de duende muito antiga e típica do folclore irlandês medieval.

A palavra Leprechaun vem da expressão irlandesa Lú Chorpain, significando meio-corpo (alusão à característica do tamanho pequeno) ou leith brogan que significa sapateiro.

Em geral, quando se fala em leprechauns, as pessoas logo imaginam uma espécie de gnomo que guarda tesouros inimagináveis, a questão do "tesouro" dos leprechauns talvez seja uma pequena "confusão" ou variação mitológica dos anões da mitologia nórdica, que eram caracterizados por grandes mineradores e se gabam por guardar grandes tesouros. Desta forma, os leprechauns também adotaram a fama de detentores de grandes potes de ouro (às vezes vários potes). 

Muitos aventureiros caçam tais criaturas em busca de suas riquezas, mas capturar um leprechaun não é uma tarefa nada fácil, pois eles possuem uma habilidade incrível para fugir e se safar de situações de perigo. Em uma piscada de olhos ele pode sumir no ar deixando o aventureiro de mãos vazias. Quando acontece de serem pegos prometem levar os aventureiros ao tão desejado tesouro, no entanto leva-o para o meio da floresta e lá desaparece deixando o pobre (literalmente) aventureiro perdido e sem dinheiro. Seu ouro é um presente raríssimo de ser conseguido, pois o dão somente aos seus melhores amigos, ou àqueles que salvarem sua vida.



Há quem diga que são possuidores de uma moeda de prata que é usada para pagar as pessoas, porém tal objeto possui o poder de voltar ao bolso do astuto duende automaticamente. Ainda carregam consigo trifólios como símbolo de boa sorte e proteção.


Como já foi dito é uma criatura típica do folclore irlandês. Conhecido lá como um homem pequeno de roupas verdes, simpático, com barbas e um cachimbo na boca. Seu trabalho é exclusivamente fabricar e consertar sapatos, e dizem que só fazem um par por ano. Temem os humanos e não os gostam, pois esses são tidos pelos leprechauns como seres malvados. Quando reconhecem um humano de boas intenções recompensam-no com um belo par de sapatos, feitos com capricho e utilizando materiais naturais como folhas, flores e gotas de orvalho. Além do cachimbo, jamais saem desacompanhados do seu velho e surrado martelo.

Podem ser vistos também rodopiando de cabeça para baixo, sendo a ponta do chapéu usada como eixo de rotação. Alguns são confundidos com os Cluricauns, uma espécie de duende que invade adegas e passam a noite se esbanjando com vinho. Outros autores dizem que são os mesmos seres, sendo o Cluricaun o Leprechaun que vive em adegas roubando vinho.

O que é um leprechaun?
O leprechaun é um personagem da mitologia irlandesa. Possui de cerca de 75 centímetros de altura. Além disso, é muito rico, mas extremamente arisco, sendo muito difícil vê-lo. Caso você capturar um, não tire os olhos dele, ou ele vai desaparecer!

Onde eles moram?
Leprechauns mora normalmente em um lugares isolados, em geral pequenos buracos no chão, onde constroem um pequeno e confortável lar.

De onde vêm os leprechauns?
Leprechauns vieram de uma terra mística sob o mar e quando chegaram à Irlanda decidiram fazer dela sua casa no mundo emerso. A primeira aparição registrada de um leprechaun, data do século VIII.

Existem leprechauns do sexo feminino?
Há referências de leprechauns do sexo feminino, mas eles são ainda mais raras que os machos.


Como são suas roupas?
Leprechauns usam roupagens de estilo antigo e são facilmente identificados pelos chapéus vermelhos e/ou de três pontas com poderes mágicos que lhes permitem desaparecer e, por vezes, viajar grandes distâncias em um piscar de olhos.

O que eles fazem?
Em termos profissionais todo leprechaun é um sapateiro, fornecendo às fadas e outras criaturas seus sofisticados calçados. Como as fadas adoram dançar, ele está sempre ocupado confeccionando sapatos de dança para elas.

Por que possuem tanto ouro?
Por serem sapateiros habilidosos e únicos na arte de fabricar sapatos mágicos, são sempre bem pagos pelas fadas e mantêm quase todo o dinheiro que ele ganha em uma panela de barro, evitando gastá-lo ao máximo.


Onde eles escodem seu ouro?
Corriqueiramente, leprechaus enterram o seu ouro no solo, em um local isolado e onde dificilmente será encontrado por humanos. Se um dia você vier a capturar um leprechaun, provavelmente ele irá dizer onde está o tesouro em troca de liberdade. Em algumas lendas, eles escondem seu tesouro no final de um arco-íris, claramente uma artimanha para enganar os humanos.

Como você pode pegar um leprechaun?
Os melhores períodos para se ver um leprechaun é de manhã bem cedo ou ao entardecer. Às vezes você pode ouvi-lo batendo com o martelo. Se você tiver sorte, ele poderá muito ocupado e distraído fazendo seus sapatos que não vai perceber sua presença. Então aproveite para agarrá-lo!

AutorÁviner Reis, Taberna Do Fauno

Referências:
The National Leprechaun Museum
Fadas e o mundo dos seres encantados - Brianed Fround 
Revista Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário