quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Golden Axe

Golden Axe II por Boris Vallejo

Todos já devem ter jogado algum jogo de Fantasia alguma vez na vida, ou pelo menos viu algum amigo jogar. Jogos como Dark Souls, Syrim, Dragon Age, World of Warcraft, Never Winter Nights, Diablo, entre centenas de outros certamente marcaram a vida de alguns leitores. Porém, aqueles que acham que os jogos de Fantasia Medieval são uma "regalia" das últimas gerações de jogos, está profundamente enganado. Muitos clássicos desse gênero fizeram parte dos primeiros videogames da década de 80 e 90. Dentre eles está Golden Axe, um espetacular game que podemos considerar como um dos pioneiros do gênero. Por isso vamos falar um pouco desse clássico que encantou a infância de muitos gamers, inclusive a minha.

Enredo e Ambiente:
Golden Axe foi um jogo criado pela SEGA, inicialmente para fliperamas, e recebeu versões para consoles clássicos como o Mega Drive e Master System entre outras plataformas da época. O jogo é classificado como Hack and Slash, ou seja, um simples jogo de pancadaria sem muita variação nas ações dos personagens.


Ambientado em um mundo de fantasia medieval, semelhante ao dos quadrinhos de Conan, o jogo possui um enredo simples, mas muito interessante. Sua missão principal é resgatar o rei e a rainha no castelo de Death Adder, o vilão da história, e ganhe o Machado Dourado.

O jogo nasceu com o nome Golden Axe Warrior para Master System, sendo posteriormente seguido de duas continuações chamadas somente de Golden Axe II e III. Sua fama no Brasil se deu em grande parte pelo Mega Drive. Em 1994 ganhou uma versão chamada Golden Axe: The Duel, um jogo no estilo clássico de luta, típico das séries Street Fighter e Mortal Kombat. Em 1995 Golden Axe: The Duel foi convertido para Sega Saturn.


As fases do jogo se passam em vários locais do mundo fantástico, indo de pântanos e florestas até castelos e navios. Os inimigos também são variados sendo comum esqueletos, bandidos, feiticeiras, gigantes, entre muitos outros.

Personagens:

Golden Axe possui três personagens principais caracterizados por poderes e habilidades diferentes, sendo eles:


a) Ax Battler, The Barbarian:
- Busca vingança pela morte de sua mãe que foi morta por Death Adder
- Possui 180 cm de altura
- Utiliza uma Giant Sword de duas mãos
- Seus poderes são baseados na terra e nas rochas.



b) Tyris Flare, The Amazon:
- Quer a morte de Death Adder que matou seus pais.
- Altura: 160 cm
- Utiliza uma Two Handed Sword menor que a de Ax
- Seus poderes são caracterizados pelo Fogo.

c) Gilius Thunderhead, The Dwarf:
- O último personagem não é um humano, e sim um anão das minas de Wolud. Jurou destruir Death que tirou a vida de seu irmão gêmeo.
- Sua altura é de 150 cm
- Arma: um enorme Machado de duas mãos.
- Poderes caracterizados por correntes elétricas (Raios)


Como foi dito os personagens possuem habilidades diferentes, contudo complementares. Tyris Flare é a menos habilidosa na luta corpo a corpo, porém possui a magia mais poderosa. Gilius Thunderhead é o guerreiro mais eficiente, porém sua magia é a mais fraca. Ax Battler é um lutador mediano e sua magia é mais fraca do que a de Tyris Flare, porém mais forte do que a de Gilius Thunderhead. Na versão para Master System, só é possível jogar com o personagem Ax Battler, e, na versão para Mega Drive (SEGA Genesis), todos os três personagens são disponíveis, até mesmo para partida cooperativa com dois jogadores simultâneos.


Além dos poderes e armas utilizados pelos heróis existem algumas montarias espalhadas pelas fases e que em certos momentos são de grande ajuda. Dentre as principais temos pequenos  dragões que cospem jatos ou bolas de fogo.

Atualmente Golden Axe encontra-se para download em vários sites e pode ser jogado com emuladores de Mega Drive. Além disso, a SEGA lançou uma ultima versão para PS3/Xbox360 e que a primeira vista parece apenas um jogo de aventura embasado no enredo dos antecessores.


Tal versão mais recente, intitulada Golden Axe Beast Rider, merece um post exclusivo que poderemos fazer posteriormente, mas no momento ficaremos com as versões de 8 e 16 bits que trazem aos taberneiros que as conhecem uma maldita nostalgia (eu quase me emocionei escrevendo esse texto).

Espero que aqueles que nunca jogaram possam ter tal oportunidade, pois um gamer que nunca jogou Golden Axe é um gamer incompleto!



2 comentários:

  1. no momento estou no skyrim e dark souls.. mas a historia das quest do skyrim pqp !! mt bem feito

    ResponderExcluir